
A suspenção
A suspensão do carro, embora em princípio não pareça, é um dos aspectos mais importantes do veículo. É formado por vários elementos elásticos que conectam rodas e eixos às partes do veículo que não tocam o chão e, portanto, são suspensas.
O sistema de suspensão do carro é responsável por controlar as rodas do veículo em contato com o solo, de modo que sua principal função é proporcionar estabilidade e conforto ao veículo como um todo. Eles são capazes de absorver as irregularidades do terreno através das quais circulamos para evitar afetar o interior do carro. Se a suspensão do carro não estiver em boas condições, as consequências para o veículo e seus ocupantes podem ser fatais.
Em primeiro lugar, a adesão dos pneus diminui o que aumentaria o risco de “aquaplanagem”. Também aumenta a distância de frenagem. Além disso, os ocupantes ficariam muito mais desconfortáveis enquanto que a condução seria mais forçada.
Um sistema de suspensão com manutenção deficiente pode fazer com que um carro saia da estrada, independentemente de quão novos sejam os pneus. Apesar da importância das boas condições deste sistema, 10% dos veículos desfavoráveis se devem às más condições da suspensão.
Suspensões danificadas também causam vibração excessiva dos faróis, a tal ponto que se torna um grande incômodo para os motoristas. Como se isso não bastasse, as suspensões também afetam a vida útil dos pneus, reduzindo-o em até 20%. Tudo isso significa que as suspensões não apenas afetam a segurança rodoviária, mas, a longo prazo, também nos farão gastar quantias maiores em manutenção de automóveis.
Quando trocar
Como regra geral: quanto mais solavancos, maior o desgaste nas suspensões.
Nós da Vicent’s Car, recomendamos que você verifique as suspensões quando elas percorrerem cerca de 20.000 quilômetros e as troque a cada 50.000 quilômetros.
Certamente, essas distâncias são apenas indicativas, uma vez que a deterioração das suspensões será determinada pelo estado das estradas que foram percorridas.
Como as suspensões se desgastam gradualmente, muitos motoristas não percebem sua deterioração.
É conveniente ter em mente que você deve sempre trocar os amortecedores dois de cada vez e ao mesmo tempo, a ideia é que a estabilidade do veículo não seja afetada.
Fique de olho
Fique atento quando estiver à frente do veículo: quando ele desce abruptamente ao frear, é um grande sinal de que você deve trocar as suspensões.
Outro sinal é a oscilação lateral do carro e o aumento da distância de frenagem.

